quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Paz e Regeneração - 27 anos


Gostaria, neste momento, de parabenizar o Capítulo Paz e Regeneração nº 14 pelos seus 27 anos de fundação, e para juntos, explorarmos as diferentes dimensões do nosso Capítulo.

“Eu prometo”, disseram todos os 19 jovens que se tornaram históricos como membros fundadores do Paz e Regeneração. Pois bem, prometeram suas vidas aos ideais de uma Ordem praticamente desconhecida no Brasil naquela época, mas, todos assumindo a mesma responsabilidade: De serem DeMolay’s. O Capítulo lhes deu uma identidade e o diferencial dos demais jovens profanos do mundo. Visto assim, o Paz e Regeneração ganha uma dimensão incrível que ultrapassa os Templos da Loja Manoel de Sousa nº 8 e chega à sociedade alexandriense.

Reconhecer a importância que o Capítulo tinha em suas vidas foi o primeiro passo para aceitarem a necessidade de conhecê-lo melhor. Por esse motivo, precisaram desenvolver, juntos, um novo olhar para o Paz e Regeneração e para eles mesmos, pois se tornaram um grupo de jovens que a partir de então eram Irmãos.

Não pense, porém, que o objetivo da Ordem DeMolay é apenas atrair jovens para formarem um grupo e fazê-los Irmãos. Não. Tanto a nossa estimada Ordem DeMolay como o Paz e Regeneração, querem que seus membros baseiem suas vidas nos preceitos das sete virtudes cardeais, do qual, nós DeMolay’s, prometemos aplicar e seguir em nossas vidas. Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo. Porém, com o tempo, tudo muda, se transforma e sofre influências. Nesse contexto, as mudanças fazem com que o Paz e Regeneração acabe fechando suas portas por mais de 15 anos.

Outra dimensão do Paz e Regeneração surgiu no ano de 2009, quando, novamente, outros 19 jovens, coincidentemente ou não, voltaram a dá vida aquele gigante que se encontrava adormecido por tanto tempo. 26 de Setembro, essa foi a data escolhida para a volta do Capítulo de número 14 do Brasil. Treze, dos quinze Capítulos do estado, estiveram presentes e são testemunhas da velha frase de 26 anos atrás: “Eu prometo”.

Sim, nós prometemos. Pena que nem todos tiveram a consciência, o dever e a palavra. Pedras em nosso caminho? Muitas. Uma até do tamanho de um lajeiro, pedra pela qual queria esmagar o Capítulo, mas que foi quebrada em pedaços insiguinificantes e atirados ao fundo do rio. Tais pedaços às vezes voltam a se aproximar do Capítulo, não mais como uma pedra bruta e feia, mas como uma pedra bonita, preciosa e brilhante que ofusca a visão dos tolos e cega-os com sua falsa beleza. Só quem foi atingido diretamente pelas pedras sabe o que elas podem causar se voltarem a se aproximar da gente. Pensem meus Irmãos, que aquela pedra que tanto brilha às vezes nem pode ter o valor que a gente pensa que tem, então, é bom nos preocuparmos de ficar longe dela.

Trabalharemos, ainda, muito mais pelo nosso Capítulo e ainda vamos lhe dá o título que ele sempre mereceu. Queremos fazer, juntos, uma instigante viagem através da Ordem DeMolay, buscando ser o mais fiel possível e fazendo sempre nossos trabalhos voltados a sociedade.

Nessa perspectiva, o Paz e Regeneração é visto por mim, como um portal que nos permite atravessar o tempo, o espaço, a história, a natureza, nossas fraquezas e principalmente nossas virtudes. Dando-nos a chance de usar todos esses fatores para o nosso bem. O reconhecimento? Bem, esse ainda virá, eu sei disso. Por mais que a sociedade alexandriense demore a perceber que a Ordem DeMolay NÃO É A ORDEM DO DEMÔNIO, e sim, uma Ordem de jovens que busca a formação e o aprimoramento de futuros líderes e com isso transformar a sociedade que vivemos através da formação de cidadãos mais conscientes.

Devo entender que entrei para Ordem DeMolay não por acaso. Destino? Talvez. Sou a segunda geração de DeMolay’s em minha família. Mesmo encontrando dificuldades de apoio de alguns outros parentes, isso não afeta em nada em minha vida, o mais importante é ter meus pais dizendo que: “Sim, isso lhe garantirá um futuro”.

Meus Irmãos DeMolay’s, nesta data tão especial para todos nós, devemos agradecer aqueles que mais nos ajudaram para estarmos aqui hoje, representando os jovens que acreditam sim em um futuro próspero e melhor de se viver. Obrigado Tio Chiquinho pela luta de muito tempo atrás para a fundação do nosso Capítulo e pela ajuda fornecida hoje após a nossa re-instalação. Agradecer também aos Capítulos de Caraúbas e Umarizal que sempre estiveram ajudando o nosso Capítulo a conseguir o espaço que merece. Ao Grande Conselho Estadual do Rio Grande do Norte, ao Gabinete Estadual 2009 e 2010 e aos nossos tios maçons da Loja Patrocinadora pela paciência que vem tendo conosco.

Mais de um ano se passou. Sim, um ano se passou daquele dia que decidimos mudar de vez as nossas vidas. Vinte e sete anos se passaram da fundação daquele local que hoje se tornou a segunda casa de muitos de nós. É, minha segunda casa é o meu Capítulo, meu interesse e minha dedicação são voltados, grande parte, para o sucesso e a busca constante de conquistas para o meu Paz e Regeneração. Por mais que eu esteja cansado, tenha dificuldades, seja taxado do que for eu não vou desistir, nunca. Espero que vocês sintam tudo que eu sinto pelo nosso 14 e juntos vamos fazer dele o melhor do estado. Parabéns.

Michel Fernandes, Escrivão 2009/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário